Fonte: Revista Today, #90, fevereiro de 2006
Autor: Dr. Nataniel Viuniski – NAB Herbalife Brasil
É com muita alegria que observamos um enorme aumento no número de pessoas que estão adotando um estilo de vida saudável, por meio da atividade física e da boa nutrição. E é importante lembrar a contribuição da Herbalife e dos Distribuidores Independentes neste processo.
Como não poderia deixar de ser, as dúvidas e procura por informações crescem nessa mesma proporção.
Resolvemos aproveitar esse espaço para compartilhar alguns desses questionamentos sobre os Chás e oferecer as respostas embasadas no melhor conhecimento científico disponível na atualidade.
Muitos estudos científicos apontam para os benefícios dos Chás, advindos provavelmente de seus flavonóides.
Flavonóides e outros polifenóis, que são fitonutrientes, trabalham como antioxidantes que podem proteger as células do corpo dos danos causados pelos radicais livres.
Beber Chás pode melhorar sua saúde? Provavelmente, mas as pesquisas que relacionam o consumo de Chás e a prevenção de doenças ainda são muito novas para confirmar esta relação. Enquanto as evidências sobre seus benefícios se acumulam, aproveite os Chás como uma bebida saudável e hidratante. E para apreciá-lo da forma mais saudável não acrescente açúcar, se quiser uma bebida mais docinha acrescente um adoçante de boa qualidade. Você também pode acrescentar fatias ou gotas de limão, laranja ou outra fruta cítrica no sabor original.
Experimente o Chá com um pouquinho de leite e o sabor será totalmente novo.
1- Os Chás podem ter efeito diurético?
R: Embora a cafeína possa ter efeito diurético, o consumo da água usada no seu preparo anula este efeito. O efeito diurético depende da quantidade de cafeína contida no Chá. Os Chás Herbalife usados nas medidas recomendadas não provocam efeito diurético nem desidratantes.
2- Como os Chás auxiliam programas de controle de peso?
R: Os Chás auxiliam na hidratação do organismo, de uma forma gostosa, refrescante e com baixo teor calórico. Todo o plano sério de controle de peso recomenda que as pessoas tomem bastante líqüido nos intervalos entre as refeições, pois além de suprir as necessidades do organismo, esse hábito aumenta a saciedade, diminui a compulsão alimentar e incrementa a eliminação de água e eletrólitos pela urina.
3- Os Chás queimam gordura?
R: Não, os Chás não queimam gordura. A ciência reconhece que a melhor forma para queimar gordura é através da alimentação equilibrada com calorias controladas e o aumento da atividade física.
4- Os Chás causam taquicardia?
R: Assim como outras bebidas, os Chás possuem uma pequena quantidade de cafeína. Essa substância, em pessoas sensíveis, pode causar um aumento na freqüência cardíaca. O interessante é que cada pessoa tem uma sensibilidade diferente para a cafeína. Enquanto alguns podem consumir uma quantidade muito alta, sem sentir qualquer efeito indesejável, outros relatam taquicardia, insônia ou outros desconfortos com uma dose equivalente à metade de um cafezinho. Os Chás Herbalife, quando tomados na forma recomendada, ou seja, meia colher de chá para cada 200ml de água, são um auxiliar eficaz e seguro em programas para controle de peso.
5- Pessoas com pressão alta ou com problemas cardíacos podem tomar os Chás?
R: Os produtos Herbalife são desenvolvidos para serem consumidos por adultos saudáveis. Hipertensos ou cardiopatas devem procurar um médico ou nutricionista para serem orientados antes de utilizarem os produtos. Não havendo contra-indicações, sabemos que qualquer pessoa com pressão alta ou doença cardíaca experimenta uma grande melhora na sua saúde com a redução de peso, principalmente se isso ocorrer diminuindo a gordura visceral. Além disso, os Chás não contêm sódio em sua composição, pois esse eletrólito sim poderia aumentar a pressão arterial pela retenção de líqüidos.
6- Estou amamentando e quando uso os Chás ou N•R•G, meu bebê sofre de insônia. Existe alguma relação?
R: Os Chás possuem uma pequena quantidade de cafeína. Essa substância passa da circulação para o leite materno.
Como já dissemos, existe uma grande variação na sensibilidade individual para os efeitos da cafeína. Assim como existem bebês que tomam leite com café, ou mesmo Chás diretamente na mamadeira sem problemas, existem casos especiais como o citado acima, onde a mínima quantidade de cafeína presente no leite materno provocou efeitos indesejáveis no lactente. Assim, nunca é demais repetir que gestantes, lactentes, mães que amamentam e crianças somente devem utilizar os produtos, mediante o acompanhamento de um profissional da saúde.
Pensem nisso, muita saúde e sucesso.
Speak English? Please visit













